segunda-feira, 13 de março de 2006

Saudade

Não queria conhecer-te, saudade!
Vens, sombria, quando os amigos partem...
Segues-me amargamente,
quando me ausento...
Torturas-me, implacável,
quando morre alguém que amo...


Não queria conhecer-te, saudade!
És irmã da ausência dolorosa,
companheira da angústia e da morte.
Nasces e cresces mansamente
na terra húmida das lágrimas

e dos corações que sangram...

Mas só quem ama tem saudades...
Por isso vens docemente,
como onda magnética, invisível,
- elo diáfano de presença ilusória,
para enlaçar Amizades ou Amores,
que a distância cruelmente separou.

Misteriosa irmã da Dor!
Inquietas, punges, laceras,
fazes sofrer e morrer,
porque és também
filha estremecida do AMOR...


Mário Salgueirinho

5 comentários:

Anónimo disse...

Que maneira tão bonita de descrever algo como a saudade! Bonita combinação de palavras de Mário Salgueirinho.

Como dói sentir a falta de alguém... que por vezes está tão perto e tão longe! Como tanta vez eu sinto isso... São tantos os momentos de nostalgia, de saudade...

Parabéns, Alguém, por mais um magnífico texto!

:)

Anónimo disse...

Alguém, como conseguiste um poema tão lindo para expressar e transmitir a dor da saudade?
Este poema descreve ao pormenor a dor de sentir a falta de alguém.
E a dor é ainda maior quando esse alguém está ali, tão perto, mas tão distante ao mesmo tempo.
Eu sei como é essa dor que descreves.
Bonito Blog aqui tens. Parabéns.

Jay Dee disse...

Tudo isso é real, sem dúvida... mas acho que consigo ver algo bonito na saudade. Significa que tivemos algum dia a capacidade de gostar suficientemente de algo ou alguém de que agora sentimos falta.

Unknown disse...

Olá o teu poema é um pouco triste, mas com muito sentimento. Beijinhos

Noa disse...

Aah! Sentira saudade é bom, eu adoro. É sinal que temos algo nos preenchendo o coração. Caminhar com o coração vazio deve ser muito penoso. A saudade dói, sim, mas prefiro mill vezes a dor da saudade do que a dor do vazio. Bjs!