sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Amar


Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente...
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indeferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar amlguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi para cantar!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...

Florbela Espanca

12 comentários:

Anónimo disse...

Já alguém disse e muito bem que "O Amor tem razões que a própria razão desconhece".

Sei que paixão é algo passageiro, e amor pode ser eterno! Eu acredito nisto.

Mesmo que venham ventos e tempestades, se a casa é forte, ñão vai abaixo.. podem cair persianas, podem voar telhas, pode até a porta cair, mas os alicerces e as paredes estão ali... O problema é quando vimos ao jardim espreitar e deixamos que o vento nos leve... Porque se sai de casa em dia de tempestade? Se há tempestade lá fora, então aproveitemos o calor da fogueira da nossa sala.

Anónimo disse...

O que é o matrimónio?

Anónimo disse...

Lindo poema, sentido, profundo e transborda amor.
Florbela Espanca através desse poema metáfora aproveita para expor toda a sua carência de ser amada!

"O Coração tem razões que a própria razão desconhece" foi escrito por Blaise Pascal , Filósofo, físico, matemático e escritor francês. Actualmente, é uma das frases mais repetidas pela humanidade acerca do amor.
Mas existe ainda uma outra frase dele, que não é tão conhecida, mas talvez seja ainda mais profunda e carregada de verdade:
"Em matéria de amor, o silêncio vale mais do que a fala". Pascal

Alguém disse...

P/ ti Tulipa:
Segundo a doutrina católica o Matrimónio é o sacramento instituido por NS Jesus Cristo q estabelece uma união anta e indissolúvel entre o homem e a mulher, e lhe dá a graça de se amarem mutuamente. As propriedades do matrimónio são a unidade e a indissolubilidade; isto é, deve ser de um com uma e p/ sempre.

Confesso q não percebo o te terá a ver a tua pergunta c/ o post!!!???

Tulipa, só uma pergunta, será Cristo a favor, defensor, adepto e proclamador de todos os matrimónios? O matrimónio estará cima da felicidade e do Amor?

Anónimo disse...

Neste blog eu encontro sempre coisas bonitas: palavras e imagens cheias de vida. Este texto é mais um poema que faz parte dessa colecção. O teu blog, dada a diversidade de tipos de posts (sempre bem escolhidos), é também um canal de lições de vida.

A minha pergunta veio apenas no seguimento disto:
"Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!"
Provavelmente o meu comentário era mais uma pergunta de retórica... não tanto para ti ou para quem a lê, mas para mim... se calhar pela fase que estou a passar na minha vida.

Quanto ao resto do teu comentário, a propósito de Cristo e do sacramento do matrimónio, eu sugeria a leitura do que Ele diz em Mc, 10, 1-12.

Alguém disse...

Tulipa,
Fico contente por de alguma forma conseguir criar dialgo entre as pessoas, isso p/ mim é bom, faz-nos falta à sociedade o dialgo e a troca de ideias. Por isso espero q isto seja o inicio...
Qt à tua recomendação de leitura, felizmente não preciso ir lá ver pq sei muito bem essa passagem!
Como "resposta" teria muitas coisas q te aconselharia tb a (re)ler...mas julgo o melhor q neste momento te (vos) posso dizer é esperar q a vida não te faça sentir essa leitura... pq palavras leva-as o vento... e sentimentos só nos os humanos temos!!!

Anónimo disse...

"...quis fazer perguntas, mas temi sempre magoar a esperança que, carinhosamente, se esforçava por desmanchar a... dor-saudade. Iria acontecer como no sonho? os dedos dos dois voltariam a brincar ao pega e larga, vltariam a tocar-se e ser tocados, voltariam a tecer carinho?"

Tu tens este livro, eu sei...
"Gosto de Ti. R."

Amar é simplesmente amar,
É saber ir e voltar,
Ouvindo o vento soprar
nas ondas do mar,
onde a sereia a cantar,
espera um dia encontrar
quem a saiba amar...

Ler Florbela Espanca é sempre agradavél...

Anónimo disse...

Por falar em amar, já viram o:
www.amar-ela.blogspot.com ?
Está um espectáculo!

Avó do Miau disse...

Ei, fico muito lisonjeada, porque esse blog é meu!
Obrigada e beijihos!

Anónimo disse...

Noosssssssaaaaaa!!!! Quantos comentários! Este post realmente gerou polêmicas. Florbela Espanca sempre gerando polêmicas. Mas sempre defendendo o AMOR!!!! Sempre com coragem!
Bjs

Anónimo disse...

Eu pura e simplesmente adoro a Florbela...entende-me como niguém e nem sequer me conhece...Abraço numenesse

Noa disse...

Hihihihihi, só vc mesmo Numenesse.
Como pode entender-te como ninguém sem te conhecer? :o)

Vou deixar aqui mais um poema de Florbela em homenagem a este lindo post:

"Saudades

Saudades! Sim... talvez... e porque não?...
Se o nosso sonho foi tão alto e forte
Que bem pensara vê-lo até à morte
Deslumbrar-me de luz o coração!

Esquecer! Para quê?... Ah! como é vão!
Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforte
Deve-nos ser sagrado como pão!

Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar,
Mais doidamente me lembrar de ti!

E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar
Mais a saudade andasse presa a mim!

Florbela Espanca